Tuesday, December 9, 2008

Sistema de Saude no Quebec - VAMO PARAR DE CHORAR ATOA

Eu gostaria de deixar a minha experiencia com o sistema de Saude do Quebec. Semana passada eu tive que fazer uma pequena cirurgia. Eu me mudei para Montreal a 5 meses, de New Brunswick mas demorei 2 meses para contactar o R.A.M.Q. , como todos sabemos a cobertura so comeca apos 3 meses que estamos aqui. Meu primeiro dia com seguro em vigencia foi semana passada, entao resolvi ir ao Hospital na Emergencia para ter um problema que eu estava tendo examinado. Cheguei a emergencia as 7PM do dia 1 Dez, no Hospital Notre-Dame na Sherbrooke. Passei pela triagem quando foi constatado que meu problema nao era uma EMERGENCIA, e depois fui encaminhado a um balcao para fazer o meu cartao do Hospital. Como o meu caso nao era emergencia , e varias outras pessoas chegaram com problemas mais graves que o meu durante a noite. Eu gastei 7 horas para ser atendido oque eu acho correto. Quando fui ser atendido durante a madrugada, o medico constatou que eu devia fazer uma pequena cirurgia.
Sai do hospital operado , com uma receita de pain killers e com uma consulta agendada em CLSC para fazer troca de curativos. No dia seguinte fui ao CLSC ja com um consulta agendada, fui atendido na mesma hora, e eles ja agendaram consultas para os proximos 20 dias. O atendimento dos medicos e enfermeiros foi excelente tanto no hospital quanto nas clinicas. Nessa brincadeira toda com mais de 20 consultas vou gastar SOMENTE 10 dolares do pain killer. Nao tenho nada a reclamar.

Sugestoes a respeito RAMQ.

1- Contate o RAMQ para se inscrever assim que chegar no Quebec, nao adie.

2- Nao va a emergencia de Hospitais se o seu problema nao for serio, voce vai ser atendido mas vai demorar, afinal de contas nao e uma EMERGENCIA.

3- Tente ir nas clinicas CLSC









1 comment:

Anonymous said...

Interessante relato, Luciano.
Bom ler algo positivo sobre o sistema de saúde do Québec.
Conte mais coisas sobre sua experiência em Montréal.
Acompanho vários blogs e estarei aí em muito breve.

fernandomesquita2000@yahoo.com.br